Big Brother: história, como surgiu e curiosidades

O Big Brother é um programa televisivo que ganhou várias versões diferentes no mundo inteiro desde 1999. Desde versões com celebridades a versões teens do programa, as redes de televisão buscam inovar para manter as suas audiências altas e entreter os telespectadores.

Big Brother - Logotipo Original

Na Alemanha aconteceu a versão mais longa do programa, onde os participantes ficaram confinados por 365 dias. Na Holanda, onde o Big Brother surgiu, uma participante entrou em trabalho de parto e o nascimento do bebé foi transmitido para o público posteriormente.

Este tipo de reality show confina um grupo de pessoas desconhecidas em uma casa por vários meses, normalmente três. Os participantes são isolados do mundo exterior e não podem aceder à internet, ver televisão ou ter qualquer contato com o que se passa fora dessa casa.

O público que assiste que decide quem deve deixar o programa e escolhe o vencedor.

Como surgiu o Big Brother

O Big Brother surgiu em 1999, na Holanda, por um executivo da televisão chamado John De Mol. O formato do programa é o mesmo que conhecemos hoje: uma casa cheia de câmeras, com pessoas comuns que nunca vimos antes.

A ideia deu tão certo que 6 anos depois, o executivo já figurava na Forbes com um dos homens mais ricos do mundo. O nome do programa de De Mol foi inspirado no livro de George Orwell, 1984.

De lá para cá, o programa ganhou muita popularidade no mundo todo, sendo que alguns países continuam a exibir até os dias de hoje. É verdade que o reality show passou por várias modificações ao longo dos anos,  mas continua sendo um jogo de muito sucesso ( e muitas discussões também ) entre os participantes.

Países onde já houve Big Brother

O Big Brother já foi exibido nos cinco continentes e em pelo menos 75 países. Sem contar as edições especiais que traziam artistas e ex-participantes, o programa já foi ao ar mais de 200 vezes.

Big Brother em Portugal

O Big Brother teve a sua estreia em Portugal no ano 2000 na TVI e fez um grande sucesso no país, trazendo um amplo debate sociológico.

Veja também: Lembra-se do Zé Maria do Big Brother 1?

Ao todo, foram 7 edições do programa, entre 2000 e 2013. As quatro primeiras edições do programa entre 2000  e 2003, seguiu o formato tradicional com pessoas desconhecidas.

Em seguida, houveram três edições com famosos, sendo o Big Brother Famosos 1, Big Brother Famosos 2 e o Big Brother Vip exibido em 2013. Como a popularidade do programa foi caindo, a TVI decidiu retirá-lo do ar.

A partir de 2010 foi lançado outro formato, o Secret Stroy – Casa dos Segredos, que foi apresentado até o ano de 2017.

Big Brother 2020 

Após 20 anos, o famoso reality show volta aos ecrãs portuguesas. No final de novembro de 2019 a TVI anunciou o regresso de uma nova edição para 2020. O programa encerrará 20 pessoas em uma casa “vigiada” 24 horas por dia.

O apresentador Cláudio Ramos, que veio da concorrência, será o anfitrião do programa. A emissora tenta novamente mudar o destino do canal elevando a audiência com o reality show.

A TVI manteve a estreia do programa para o dia 22 de março, mesmo com o surto de coronavírus que se espalha pelo mundo. O gabinete de comunicação da estação de televisão garante que a situação “está em permanente avaliação”.

A emissora diz também que todos os concorrentes têm sido rastreados em função do novo coronavírus e que há um protocolo de segurança com monitoração permanente. 

Agora é só aguardarmos a volta do famoso programa que promete trazer muitas novidades.

Atualização: Estreia marcada para 26 de Abril.

Concorrentes Big Brother 2020

Politica de Privacidade | Contactos